ASAGB

A proposta de criação da ASAGB surgiu no mês de novembro de 1997, em decorrência da falta de local de trabalho e a impossibilidade da participação individual dos artesãos em feiras no Estado, obrigando-os a participarem de um movimento de classe que fosse registrado. Devido a todas essas dificuldades, surgiu a necessidade da criação de uma entidade que defendesse seus interesses comuns; bem como o desenvolvimento sócio-cultural do artesão, organização em atividades que objetivasse o associativismo e a geração de renda.
A primeira reunião para discutir a criação desta entidade ocorreu no anfiteatro da Praça da República na Rua Osvaldo Cruz, no mês de novembro de 1997. A Segunda reunião, na Praça Visconde do Rio Branco na Rua Santo Antônio, no dia 05 de janeiro de 1998; e no dia 31 de janeiro de 1998 na Associação dos Moradores do Conjunto Promorar, localizada no Conjunto Promorar, Quadra 64, Rua 17, S/N, no bairro de Val-de-Cans, às 18h foi fundada a ASAGB - Associação dos Artesãos da Grande Belém – que contou com o apoio da Associação dos Moradores do Conjunto Promorar (AMCP), Viação Perpetuo Socorro, Auto Viação Monte Cristo, Supermercado Amazônia e Defensoria Pública do Estado.
A Associação participou de várias atividades como feiras e Exposições: Ver-A-Moda, PARÁ ART, Feira do Círio do SEBRAE/PA, Feira Multisetorial de Macapá – SEBRAE/AP, Fecamp, 12 Horas de Cultura da Secult, Conferência Nacional de Economia Solidária – DF, PROMOART – INFRAERO, AERO CLUB, Festa do Boi – CENTUR, Nazaré em todos os cantos, Feira do Turismo de São Paulo e Brasília, Seminário Estadual da ASIPAG, contou com o apoio do SEBRAE/PA, Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal, VIAÇÃO PERPETUO SOCORRO, Auto Viação Monte Cristo, Supermercado Amazônia, SECULT, ASIPAG, FAPEMP e participou de cursos de aperfeiçoamento técnico no Curro Velho, SEBRAE, IDEPAR...
A ASAGB Realizou oficinas através do Projeto Fazendo Arte e Gerando Renda de artesanato na comunidade de Águas Linda em 2003, na Associação de Moradores do Conj. Promorar em 2004 e 2006 e a realização do Projeto Raio de Sol para crianças carentes, no período de 2003 a 2006, com doação de brinquedos.
O Projeto Raio de Sol tem como objetivo atender crianças carentes na faixa etária de 1 a 12 anos, através de momentos recreativos com doação de brinquedos e alimentos realizado pelos associados.
O projeto Fazendo Arte e Gerando Renda atende mulheres e adolescente, que tenham como objetivo de aprender artesanato e gerar renda através do oficio.
Foi organizado um grupo de mulheres para fazer o curso de cosméticos em parceria com o Fundo Ver o Sol coordenado por um de nossos sócios de 13 a 18/04 e foi formado em 18 de abril de 2009 o grupo de produção de Cheiros do Pará, composto por 10 mulheres.
FINALIDADE DA ENTIDADE:
A ASAGB tem por finalidade a promoção de assistência social, cultural de artesãos, que se organizam para a realização de atividades produtivas, defesa de interesses comuns e a representação política da classe artesã;
A promoção de cursos pré-vocacionais, alfabetização e aperfeiçoamento técnico;
Criação de programas de geração de renda;
Participação e promoção de feiras de artesanato.
Mais Informações:
E-mail:
artesaosdebelem@yahoo.com.br
artedopara@yahoo.com.brSede Provisória:
Conj. Promorar Qd: 33 Rua 18 Nº 271-A
Maracangalha – Belém - Pará











em Breve...